E MUITO MAIS...TWITTER, FORUM, INTERCESSÃO...                          PARTICIPE DO BLOG                                  DEUS ABENÇOE SUA VIDA!                         SEJA BEM-VINDO!                          MISSIONÁRIO DE CRISTO!                          FELIZ 2010 DE MISSÕES!

quinta-feira, março 06, 2008

70x7

Orgulho, o arquiinimigo do perdão


Perdoar ou liberar perdão não é ter 'amnésia' sobre o ocorrido

Quem já não – ao ser tomado pelo ímpeto e na certeza de estar fazendo a coisa certa – feriu aquela pessoa com quem se convive? Seja numa resposta “atravessada” ou numa atitude grosseira, contribuímos de alguma forma com a divisão ou o isolamento das amizades. Passado algum tempo, já com a “cabeça fria”, percebemos que procedemos de maneira equivocada – ferindo pessoas ou até mesmo nos ferindo. Refletir sobre o nosso ato nos ajuda a perceber o momento em que agimos precipitadamente; e dessa reflexão vem o remorso, o qual nos prepara para o pedido de desculpas.
Reconhecer que fomos precipitados nos argumentos, significa, muitas vezes, humilhar-se e se fazer pequeno, reconhecer que errou. Perdoar ou liberar perdão não é ter "amnésia" sobre o ocorrido, mas sim, disponibilizar-se a restabelecer o relacionamento abalado.
Do remorso ao perdão há uma pequena distância, mas o espaço é grande o bastante para residir o orgulho. Sentimento este que nos tentará convencer de que o ato de se desculpar ou reconhecer seu erro é atitude dos fracos.
Por outro lado, infelizmente, há pessoas que não aceitam as nossas desculpas. Preferem romper com os laços afetivos em vez de crescer e amadurecer por meio dos exercícios apresentados pela vida. Insistem em manter a irredutibilidade e a prepotência, que pensam possuir, em vez de dar o passo que romperá com as cadeias que as prendem. Talvez querendo cumprir a lei do "olho por olho, dente por dente", esperam por um momento de revanche. Enquanto isso, desperdiçam tempo e amargam seus dias remoendo o que já está resolvido para aquele que se dispôs a se desculpar.
A vida é muito curta para se gastar o precioso tempo com comportamentos que não trazem a sustentabilidade de nossas convivências. Pedir ou conceder perdão não nos exige mais do que podemos agüentar. Sabemos de pessoas que gastam muito tempo buscando motivos para justificar suas infelizes atitudes, fazendo-se de injustiçadas, em vez de adotar gestos de humildade e agir de maneira diferente. Na verdade, elas são vítimas do orgulho, que mata pessoas e sentimentos!
Mais importante – do que lembrar que não devemos desculpar – seria fazer uso da faculdade de reflexão e reconhecer que ninguém está acima dos lapsos e erros. Pois aquele, que errou hoje, poderá ser você amanhã...
Não percamos tempo monopolizando picuinhas, ressentimentos ou retendo perdão. Se uma situação especial o faz refletir – levando-o ao ato da reconciliação –, peça ou dê o perdão e continue a viver com a experiência adquirida.
Situações mal resolvidas afetam outras áreas de nossa vida. Talvez, por isso, existam ainda alguns problemas não “equacionados” em nossas vidas, pois esses são reflexos dos fragmentos dos “elos” que deixamos se perder ao longo do caminho.

Por: José Eduardo Moura
Missionário da Comunidade Canção Nova, trabalhando atualmente na na Fundação João Paulo II no Portal Canção Nova.



É hora de liberar o PERDÃO!

A mágoa é um veneno para o ser humano! Age no humor, age na saúde física, age na saúde psíquica, age na saúde espiritual.Esta oração que transcrevo abaixo foi composta pelo Pe.Robert Degrandis,SSJ e tem ajudado a muitas pessoas a se libertarem da mágoa.
É hora de dar essa chance para Deus, Ele quer te curar! Faça com fé essa oração e serás profundamente tocado! Mãos à obra!
“Senhor Jesus Cristo, hoje peço-vos a graça de perdoar a todos em minha vida. Sei que me dareis a força para perdoar. Abandono todo ressentimento contra vós por causa de adversidades, morte e doença na família. Entrego-me a vós hoje, com fé e confiança; vós me amais mais do que amo a mim mesmo e quereis minha felicidade mais do eu mesmo a desejo. Jesus, vós sois o Senhor de minha vida. Penetrai mais fundo em meu coração e removei tudo que bloqueia a abundância de vosso amor. Concedei-me a graça de repousar em vossos braços e permiti que eu seja amado por vós.
Senhor, porque me perdoastes, perdôo a mim mesmo meus pecados e minhas faltas e meus fracassos. Perdôo a mim mesmo tudo o que é realmente ruim em mim e tudo que penso ser ruim. Perdôo a mim mesmo por me envolver com ocultismo, mesas mediúnicas, horóscopos, sessões espíritas, cartomancia e uso de amuletos; por invocar fontes de poder distantes de vós; por tomar vosso nome em vão; por não vos louvar; por magoar meus pais; por me embriagar ou usar drogas; por pecar contra a minha pureza; por cometer adultério; por praticar o aborto; por furtar ou mentir; hoje perdôo a mim mesmo de verdade. Abandono toda a negatividade dirigida a mim mesmo. Hoje abandono as coisas que guardei contra mim mesmo e faço as pazes comigo. Estou diante de vós como intercessor e estendo o perdão a meus ANTEPASSADOS por atos de negatividade e desamor. Venho diante de vós, Senhor, em nome de todos os que estão em minha árvore genealógica e peço desculpas por todos os atos pecaminosos. Que o perdão jorre por minha árvore genealógica. Que hoje as feridas do passado sejam curadas por meu ato de perdão. Obrigado, Senhor.
Senhor, perdôo a minha MÃE. Eu a perdôo pelas vezes que me magoou, ficou ressentida comigo ou me puniu injustamente. Eu a perdôo por preferir meus irmãos e irmãs; eu a perdôo por me dizer que eu era bobo, feio, estúpido, o pior dos filhos, ou que eu dava muita despesa à família. Eu a perdôo por me rejeitar, abandonar, ou por tentar me abortar. Eu a perdôo por me dizer que eu era indesejável, uma desgraça ou um erro. Eu a perdôo por qualquer falta de sustento, qualquer falta de carinho e de beijos. Pelo modo como ela não me deu uma bênção materna profunda e satisfatória, como ela não me deu uma bênção materna profunda e satisfatória, eu a perdôo hoje. Rezo por ela, hoje, e peço que Deus a abençoe. Perdôo meu PAI. Eu lhe perdôo qualquer falta de apoio, de companheirismo; eu o perdôo por beber, por castigar com severidade, pelo abuso sexual, pela deserção ou pela infidelidade a minha mãe. Eu o perdôo por não demonstrar seu amor; pela falta de abraços e beijos, ternura e intimidade. Pelo modo como não recebi uma bênção paterna profunda e satisfatória, eu o perdôo hoje. Rezo por ele, hoje, e peço que Deus o abençoe.
Perdôo minhas IRMÃS e meus IRMÃOS por quaisquer atos de desamor e negatividade. Perdôo os que me rejeitaram, mentiram a meu respeito, ressentiram-se comigo, causaram-me danos físicos ou competiram pelo amor de meus pais. Perdôo todos os meus PARENTES CONSANGÛÍNEOS pelos danos causados a nossa família. Perdôo todos os meus PARENTES AFINS por quaisquer abusos e expressões de negatividade e desamor. Rezo por eles e peço que Deus os abençoe. Perdôo meu MARIDO ou minha ESPOSA pela falta de amor, de afeto, de consideração, de apoio ou de comunicação; perdôo-lhe as faltas, os fracassos e as fraquezas. Peço que Deus o (a) abençoe hoje.
Hoje perdôo meus FILHOS. Perdôo-lhes a falta de respeito, a falta de obediência, a falta de amor, a falta de atenção, a falta de entendimento. Perdôo-lhes os maus hábitos, o afastamento da Igreja, qualquer ato que me perturbou. Rezo por eles e peço que Deus os abençoe. Perdôo meus AMIGOS. Eu os perdôo por me deixarem na mão, mexericarem a meu respeito, tomarem dinheiro emprestado e não devolverem ou por incentivarem um comportamento pecaminoso. Rezo por eles e peço que Deus os abençoe.
Perdôo os meu VIZINHOS. Por quaisquer atos de negatividade, pela falta de consideração, pelo preconceito, por fazerem pouco caso da vizinhança, eu os perdôo hoje. Rezo por eles e peço que Deus os abençoe. Perdôo aos PADRES, aos BISPOS, ás FREIRAS e ao PAPA a falta de apoio, a falta de afabilidade, a mesquinhez, os maus sermões e quaisquer danos que possam ter causado. Rezo por eles e peço que Deus os abençoe.Amém!


Fonte: Canção Nova - Blog Padre Roger Luis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.